Evite esses 6 erros ao ajustar a sua bike

Atualizado: Jun 21


Photo by Dimitri Houtteman on Unsplash


1 - Selim alto

A maioria das bicicletas que eu vejo estão com o selim alto. Ou por falta de experiência ao fazer o ajuste ou por indicação de alguém. Selim alto é um dos maiores causadores de dor ao pedalar: problemas nos pés, dor nos joelhos, problemas com o selim, pescoço, mãos. Na maioria das vezes, o selim muito alto acaba refletindo em dores em um lado do corpo mais do que no outro.


O resultado disso, de novo, são dores causadas pelo selim ou no joelho e assim vai. Tudo isso por causa de um selim muito alto e que acaba favorecendo um lado do corpo, causando problemas. Automaticamente quando o ciclista percebe que o selim está baixo, causando dores, ele normalmente sobe demais o selim, e, consequentemente, piora mais ainda o problema.


2 - A bicicleta está muito comprida. Muito longa

Visivelmete, quando o alcance está fora do ideal, o ciclista automaticamente não deixa as mãos nos manetes e acaba segurando na curva superior do guidão ou no meio. Isso compromete a resposta de frenagem, por examplo. Além de causar problemas nas mãos ou nos punhos.


Muitas vezes, a fim de reduzir o espaço entre o selim e guidão, as pessoas acabam indo para a parte da frente do selim, acando assim por ter problemas de pressão causados pela ponta do selim. Se você se sente esticado na sua bicicleta, é porque você já está esticado.



3 - Guidão muito largo


A maioria das bicicletas já vem com o guidão muito largo.


O sintoma mais comum de guidão muito largo é quando a pessoa dobra os punhos para dentro a fim de se acomodar; é uma maneira de alinhar o punho com o ombro e que infelizmente, devido ao guidão muito largo, causa muitos problemas. Machuca as mãos, punhos, cotovelos e o pescoço.


A melhor maneira de determinar a largura do guidão é medindo a distância entre os dois acrômios.


Cada fabricante mede o guidão de uma forma. A mais comum é a medida de centro a centro do guidão.



4 - Sapatilhas muito grandes


É muito comum as pessoas escolherem um tamanho a mais a fim de acomodar a largura dos pés na sapatilha. Evite fazer isso pricipalmente se te oferecerem uma sapatilha muito estreita.


O problema também de pegar um número maior é que o taquinho acaba ficando muito para frente. A melhor maneira de determinar o tamanho certo da sua sapatilha é indo num lugar onde meçam os seus pés. Se você têm pés largos, voce precisa de sapatilhas largas. A sapatilha deve ser justa e comfortável, não pertada.



5 - A bicicleta é grande


É bem normal eu receber um cliente para o fit e bem rápido perceber que sua bicicleta é grande. Esse problema ocorre basicamente durante a compra onde o vendedor bate o olho no cliente e solta: ah, tanto de altutra, tamanho tal. Acontece que as vezes o selim até fica na altura ideal mas o comprimento fica longe do correto.


Os fabricantes e suas estruturas de tamanhos também nao ajudam muito. Cada um chama o seu tamanho do que quiser. E ainda tem loja que vive em 1989, quando os quadros eram quadrados, ou seja, o top tube tinha a mesma medida do seat tube, sentava-se lá atrás quase no pneu, selim e guidão ficavam na mesma altura e o padrão da mesa de guidão era 80mm.

Essa é uma das razões que reforço a mesma coisa de sempre: faça um bike fit antes de comprar a sua próxima bicicleta ao invés de comprar uma bike na adivinhação e depois fazer um bike fit.



6 - Você quer uma postura que a sua bicicleta não proporciona


Pois é, chegou o dia e boom: sua bike é muito baixa ou muito longa. Se você comprou uma bicicleta de estrada, com geometria de competição, ela até tem ajustes mas nunca vai ter a postura de uma híbrida ou uma mountain bike. Procure estudar a geometria ideal para você antes de comprar uma bicicleta; uma bike de estrada extremamente agressiva não vai virar uma híbrida no bike fit.


Praticamente todos os fabricantes possuem pelos menos dois modelos de bicicleta de estrada e dois de mountain bike. Estrada: competição/racing e endurance e no mtb: cross-country e trail


Tire suas dúvidas. Agende seu bike fit comigo.




21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo