Dez mil horas?

Atualizado: Mai 25

Tempo necessário para o desenvolvimento da especialização

- Regra dos 10 anos



Muitos especialistas acreditam que são necessários no mínimo 10 anos e pelo menos 10.000 horas de treinamento para que um atleta atinja os níveis de elite. No estudo de Tim Gibbons e Tammie Forster para o Programa de Desenvolvimento Atlético do Centro Olímpico dos Estados Unidos, "O Caminho para a Excelência", eles fornecem uma visão detalhada do desenvolvimento dos atletas olímpicos americanos que competiram entre 1984 e 1998.


Faça um teste. Pergunte a um amigo ou amiga quanto tempo eles levaram para chegar no nível em que se encontram hoje. Em qualquer área. Esportes, medicina, engenharia, o que for. - Os atletas olímpicos dos EUA iniciaram sua participação específica no esporte na idade média de 12,0 para homens e 11,5 para mulheres.-


A maioria dos atletas olímpicos relatou um período de 12 a 13 anos de desenvolvimento de talentos desde a introdução nos seus esportes até a formação de uma equipe olímpica.-

Durante os primeiros 5 estágios de desenvolvimento, os medalhistas olímpicos tinham de 1,3 a 3,6 anos a menos do que os não medalhistas, sugerindo que os medalhistas receberam treinamento de desenvolvimento de habilidades motoras e treinamento específicos mais cedo. No entanto, é preciso cautela para não cair na armadilha da especialização precoce em esportes de especialização tardia.


Demonstrou-se que a regra dos 10 anos também se aplica ao desenvolvimento de expertise em outros domínios, incluindo música (Ericsson, Krampe e Tesch-Römer, 1993; Hayes, 1981; Sosniak, 1985), matemática (Gustin, 1985), natação. (Kalinowski, 1985), corrida da longa distância (Wallingford, 1975), tênis (Monsaas, 1985), futebol e hóquei em campo (Helsen, Starkes, & Hodges, 1998).


A maioria dos dados sugere que o golfe é um esporte que leva 20 anos de desenvolvimento. Por outro lado, a regra das 10.000 horas ainda é altamente discutível no campo de pesquisas (algumas pesquisas mostram 4.000 horas, algumas mostram 6.000 horas), mas todos os estudos sugerem que um investimento significativo no tempo é necessário. Grande parte do debate sobre quantas horas são necessárias é devido à falta de concordância entre os especialistas sobre o que eles consideram prática.


Tiger Woods começou a praticar e jogar golfe quando ele tinha 1 e 1/2 anos de idade. A primeira vez que venceu em uma disputa internacional como profissional foi 17 anos depois, ok, achamos alguém que quebrou a regra de 20 anos para o golfe. Wolfgang Mozart já compunha as 10 anos de idade e o enxadrista americano Bobby Fischer, que ganhou seu primeiro campeonato americano aos 12 anos de idade e é considedrado um dos melhores jogadores de xadrez da história americana.




Tudo isso se refere a ser tornar um expert.

Expert por definição é quando alguém compete internacionalmente ou vence em nível profissional.



Outro fato interessante é que importa muito o que o atleta fez antes de chegar ao nível de expert. A prática de outros esportes quando se é novo é fundamental para o desenvolvimento motor e contribui muito para evitar a especialização precoce.




Fonte: TPI Referência:Herbert A. SimonHerbert A. Simon - Prêmio Nobel (1976) Simon se interessou no papel do conhecimento em especialização. Ele disse que, para se tornar um especialista, é necessário de cerca de 10 anos de experiência, e ele e seus colegas estimaram que o conhecimento era o resultado de aprender cerca de 50.000 pedaços de informação. #golfe #golf #ciclismo #mtb #triathlon #track



25 visualizações
studio orbea logo.jpeg